︎

Cracking. Obra gráfica 2013-21. Tommi Musturi.



Cracking. Obra gráfica 2013-21. Tommi Musturi.
132 páginas. Capa brochada com badanas; a cores; em português. 34 x 24 cm. Tinta nos Nervos/Chili Com Carne.

Existe um espaço fora do espaço onde se formam todas as formas. Uma espécie de radiação cósmica de fundo onde se preparam todas as figuras, imagens, ilustrações, que se coalescem em algumas estruturas básicas e recorrentes, padrões, assinaturas cromáticas, que depois se podem recombinar com maior ou menor harmonia. O autor finlandês Tommi Musturi inventou um método único de punção sobre essa matéria amorfa e em permanente mutação e colhe daí imagens que, ainda que tranquilas em duas dimensões durante um instante, produzem a vibrante promessa de se metamorfosearem a qualquer momento.

Reconhecido artista de múltiplos e cambiantes estilos, este imenso volume reúne trabalhos éditos e inéditos de natureza gráfica muito variada do autor, produzidos desde 2013. Encontraremos aqui alguma pintura, posters, ilustração, pixel art, e mesmo esboços e outros objectos díspares. Uma verdadeira tempestade, que demonstra acima de tudo uma indómita vontade em criar imagens, subsumindo todas as circunstâncias dos seus "pedidos" à única força que Musturi pode seguir.

O livro contém ainda um ensaio do próprio autor sobre práticas artísticas contemporâneas em fronteiras que o teimam ser, e "liner notes" de todas as obras incluídas.

Esta edição teve edição simultânea internacional, sendo a portuguesa uma colaboração entre a editora Chili Com Carne a e Tinta nos Nervos, por ocasião da exposição que estará patente de Tommi Musturi entre Novembro de 2021 e Janeiro de 2022 na nossa galeria.


Voltar