Calendário de Eventos*:



Sexta dia 08 Novembro | 18H30

Conversa com Sofia Saleme e Sofia Pidwell: As artistas e o desenho. 
Numa primeira colaboração entre a Tinta nos Nervos e a Bigorna, a jornalista da arte Julia Flamingo convidou e coordenará uma conversa com duas artistas que têm como elemento primordial das suas obras o desenho: a paulista Sofia Saleme que emprega técnicas tradicionais japonesas de desenho, para explorar temas como o tabu, a repulsa e a passagem do tempo, e a lisboeta Sofia Pidwell, que aplica tinta-da-china e tramas rítmicas e minuciosas na construção de formas orgânicas.

Sábado dia 09 Novembro | 16H30

Lançamento de Umbra no. 1 e Selva!, de Filipe Abranches et al. 
O selo editorial Umbra, pertencente ao artista veterano de banda desenhada e animação Filipe Abranches, faz um lançamento duplo. O primeiro número da revista antológica Umbra, que reúne 5 histórias no género da ficção científica, horror e weird por vários autores de expressão portuguesa. E Selva!, uma pequena novela gráfica que mistura um exercício experimental em torno do lúdico e da homenagem nostálgica a séries clássicas de banda desenhada. Os primeiros cinco compradores da antologia Umbra terão a oferta de um poster desenhado por Jorge Coelho, e os compradores de Selva! receberão um postal risografado.






Quinta-feira dia  21 Novembro | 18H30

Inauguração Exposição Angola Janga
A Tinta nos Nervos tem a honra de receber a exposição Angola Janga, de Marcelo D'Salete, numa parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Obra maior da banda desenhada brasileira, Angola Janga reconta a saga secular do Quilombo de Palmares, sociedade tão utópica quanto real, criada pelos homens que se libertaram do jugo da abjecta escravidão no Brasil colonial. De repercussão imensa sobre a identidade contemporânea, a discussão histórica e a liberdade dos homens, Angola Janga é um monumento à universalidade e uma prova de grandeza da banda desenhada. Publicado em 2017 pela Veneta, foi publicada em Portugal pela Polvo.

Esta exposição mostra arte original de vários livros de D'Salete, reproduções de Angola Janga e vários materiais complementares.



Sábado dia 23 Novembro | 16H30 Nova data!!

«Lá a existência é uma aventura»
conversa sobre o quadrinho brasileiro

A propósito da exposição Angola Janga, do artista brasileiro Marcelo D’Salete, a Tinta nos Nervos recebe dois outros autores de quadrinhos que se encontram a viver em Lisboa. André Diniz, autor de Morro da Favela e a adaptação O Idiota, entre outros títulos, e a artista-editora Cecília Silveira, do selo editorial independente Sapata Press, animarão uma tarde em que se falará da criação de banda desenhada no Brasil, o seu papel na cultura e política desse país, sua presença e influência em Portugal, e todos os temas que daí certamente surgirão.








Sábado dia 30 Novembro | 16:30


Lançamento da segunda edição de Retratos, de André Ruivo, com a presença do autor e do designer Jorge Silva. 
«Grande e pleno, com onze retratos onde o pastel não teme sujar o papel. Retratos como eram os dos reis, do clero; mais tarde dos ricos comerciantes e burgueses; depois do povo, dos vizinhos, da família… André Ruivo preenche o olhar do leitor com a expressão celular do pastel de óleo. Obriga-nos a ver a pele das páginas, completa-nos a interpretação dessa coisa inusitada que é olhar o olhar dos outros pela luz da criatividade. E, estranhamente, fá-lo de um modo "clássico"». Assim descreveu João Eduardo Ferreira este álbum ficcional, inventivo e afectivo, de André Ruivo agora reeditado pela Tinta nos Nervos em associação com The Inspector Cheese Adventures, chancela do autor. A concepção gráfica continua a ser de Jorge Silva, mantendo-se integralmente as características singulares deste trabalho: a dimensão num tamanho A3, a intensidade cromática das figuras, a proximidade gerada pela tonalidade calorosa do papel e do manuseio em escala desmedida com o (sugerido?) desdobramento entre quem vê e é visto. Um encontro vespertino com histórias de uma colaboração de longa data como pano de fundo.


















*Os eventos são de entrada gratuita. Estão sujeitos a alteração.