Calendário de Eventos | Events Calendar: (*)



Sábado 11 | Janeiro  16h30

Inaguração  AIDAN KOCH El color de la selva, Aguarelas, desenhos, banda desenhada


Esta exposição apresentará, em estreia mundial absoluta, trabalhos em aguarela e grafite da artista multidisciplinar norte-americana Aidan Koch, realizados em Outubro de 2019 nas margens do rio Amazonas, na Colômbia. Misto de desenho à vista, exercício de composição impressionista ou mesmo fauve, modo de contemplação, solidariedade e encontro de parentesco com o rio (a água empregue é a do próprio Amazonas), estes trabalhos fazem parte de um projecto de longo curso de Koch em busca de formas de comunicação entre o humano e o não-humano.

El color de la selva também incluirá trabalhos de banda desenhada, sendo a artista um dos nomes mais significativos na contemporaneidade da cena experimental desta arte, focando-se em trabalhos que estabelecem elos significativos com a temática central.

Será lançado ainda, em edição da Tinta nos Nervos, um livro-projecto associado a esta exposição, partilhando o mesmo nome.

El color de la selva é uma exposição comissariada pela Tinta nos Nervos, em coordenação com o Anthropocene Campus Lisboa: Parallax, co-organizado pelo Centro Universitário de História das Ciências e da Tecnologia (FCUL – FCT/UNL) e a Culturgest, na qual estará patente uma instalação da artista entre 6 e 11 de Janeiro, e durante o qual ela coordenará um seminário-workshop, “Funny Animals.”








Sábado dia  18 | 16H30

Lançamento de It's You
C
artas de oráculo ilustradas, de Amanda Baeza

Apresentação e conversa com a autora e a artista Patrícia Barbosa
A artista Amanda Baeza (Bruma, Our Library) criou uma galeria de 85 retratos a partir de imagens encontradas na internet, celebrando a diversidade humana e uma miríade de acções e sentimentos. Com um esquema compositivo e cromático próximo do clássico Tarot de Marselha, essas imagens foram agora transformadas num baralho oracular, pronto a ser empregue de forma livre pelos seus utilizadores.
It's Youé uma co-edição da autora, Chili Com Carne e Kuš










Sexta-feira dia 24 | 18H00

Uma chave para a tua cabeça - filmes curtos de Dave McKean.

A Tinta estreia em 2020 o que espera vir a ser um ciclo de cinema na esplanada. Numa noite fria, tentaremos afastar o Inverno com a projecção de alguns filmes mágicos do artista multimédia, realizador e músico britânico Dave McKean. Baseando-nos na sua antologia (Dark Horse) de projectos fílmicos, mostraremos curtas-metragens, vídeo clips e projectos institucionais.
Munidos de casacos, cerveja, chá ou chocolate quente, um fim de tarde na esplanada da Tinta a desafiar o tempo.
Entrada: gratuita | Duração: cerca de 1 hora.
Pode não realizar-se se as condições climatéricas forem adversas








Sábado dia 25 | 16H30


Apresentação de Floema Dorsal, de Diniz Conefrey

Apresentação e conversa em torno do livro Floema Dorsal, antologia de bandas desenhadas abstractas de Diniz Conefrey. Corolário de uma longa pesquisa e prática deste ramo da banda desenhada, Floema Dorsal apresenta uma série de estratégias diversas nas potencialidades criadoras e dialogantes da construção de significado sequencial a partir de imagens não-figurativas e não-representativas, presente ou não cor, texto ou outros elementos.

A conversa contará com a presença do artista, de Maria João Worm, co-editora da Quarto de Jade e artista colaboradora em Floema Dorsal , e de Mariana Pinto dos Santos, historiadora de arte e editora.




*Os eventos são de entrada gratuita. Estão sujeitos a alteração.