Goya Drawings. De Francisco Goya y Lucientes





Goya Drawings. De Francisco Goya y Lucientes. 368 pags. Capa cartonada, texto em inglês. 15,2 x 22,9. Thames & Hudson 2020. P.V.P.  35,45 €
Os desenhos de Goya aqui reunidos são fruto da pesquisa realizada para publicação do novo catálogo raisonné pelo Museo del Prado, assunto a que sempre dedicou particular atenção. Junta mais de uma centena de desenhos provenientes das suas colecções e de outras, públicas e privadas, de todo o mundo. São registos realizados ao longo da carreira do artista, apresentados cronologicamente, desde o Sketchbook italiano até os Álbuns de Bordeaux, sempre acompanhados por pequenos textos interpretativos da autoria de José Manuel Matilla e Manuela B. Mena Marqués.
Goya desenhou, gravou e pintou: a guerra, os protagonistas, os desvalidos, os marginais, as diferentes tipologias humanas, do arquétipo ao singular, as singelezas do quotidiano, as agruras e contradições da alma humana, aliando a uma notável capacidade de observação uma aproximação empática e critica bem como uma mestria técnica no fazer.



Voltar