︎

Le Château des Animaux. Vol. 1. Miss Bangalore. Xavier Dorison e Félix Delep.





Le Château des Animaux. Vol. 1. Miss Bangalore. Xavier Dorison e Félix Delep.
66 páginas, capa cartonada, a cores, em francês. 23 x 32.1 cm. Casterman. 19,23 €

Num mundo aparentemente parecido com o nosso (França dos anos 1930), não há sinal de seres humanos numa enorme granja, cujo líder é o boi Silvio, déspota sobre os demais animais numa hierarquia rígida e repressiva de mestres e servos, mas sob a ilusão de um regime paternalista para bem de todos.

Uma gata, Miss Bangalore, aliando-se a um amoral coelho chamado César, e sob a égide um velho rato, Azélar, que parece nutrir um grande amor pela liberdade e a justiça, dá início a um processo de revolta contra este sistema. Neste primeiro livro, as personagens são apresentadas, testemunhamos o que constitui um “crime” na óptica do regime e quais os crimes mais hediondos cometidos em nome do saneamento social. E o início da revolta, que tem de começar a arder no interior.

Claramente decalcado da famosa fábula política de O Triunfo dos Porcos, de Orwell, e com uma potente leitura política tão hodierna quanto intemporal, esta série de quatro volumes discorrerá sobre as formas de luta política, a cegueira entre a segurança e o poder, os compromissos entre oprimidos e opressores, as lutas de resistência e o preço por atingir uma liberdade e justiça verdadeiras. Estruturada de uma forma arquetípica e legível, honesta para com o sofrimento, tirando partido das especificidades animais, e com um desenho igualmente equilibrado entre o naturalismo e o caricatural-antropomórfico, uma obra que se pretende universal em termos de público, conseguindo-o.

Produto não disponivel no momento, clique aqui para encomendar

Voltar