︎


Ao completar o processo de compra está a aceitar os Termos e Condições


The Book of Dreams, De Federico Fellini



 
The Book of Dreams, De Federico Fellini.  Edição Rizzoli 2020. Bilingue It/Ing. 584 págs.
P.V.P. 120,00 €

Extraordinária edição de The Book of Dreams, ansiosamente aguardada pelos admiradores do realizador italiano Federico Fellini no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Surge 12 anos após a primeira edição, em versão completa e reprodução quasi fac-símile das anotações feitas por Fellini, a partir de 1960, quando iniciou o registo dos seus sonhos ao acordar. Num exercício tão disciplinado e metódico quanto criativo e inspirador de muitas das soluções  (re)encontradas visualmente nos filmes, Fellini mescla textos manuscritos com imagens oníricas, provocadoras, esgalhadas com rapidez para captar a urgência da lembrança face à diluição da memória nocturna com o despertar.
No texto de apresentação da edição original datada de 2007,Tullio Kezich escrevia  "O que é o Livro dos Sonhos? É mais fácil dizer o que não é. Não é um diário, nem é uma novela, um livro de banda desenhada, um storyboard de um filme, a colecção de histórias ou um sumário pictórico: É todas essas coisas juntas e mais".
Esta edição foi projectada como parte das celebrações em curso na cidade de Rimini, onde Fellini nasceu, quando a pandemia trocou as voltas aos planos e obrigou a interrupções e fechos antecipados de eventos. Em boa hora, a edição de The Book of Dreams escapou ao lockdown. Talvez porque eles sabem, e sonham, que o sonho comanda a vida



Voltar