︎


Ao completar o processo de compra está a aceitar os Termos e Condições

The Renaissance of Etching. Catherine Jenkins, Nadine M. Orenstein, e Freyda Spira.





The Renaissance of Etching. Catherine Jenkins, Nadine M. Orenstein, e Freyda Spira.
Língua inglesa, Capa dura, 304 páginas. Ed. The Metropolitan Museum of Art/ Yale University Press, Out 2019. PVP 88 €

A Gravura, entendida como técnica de incisão em superfície metálica, teve o seu início como registo ornamental feito em armaduras, funcionando as figuras riscadas como protecção, elemento de identificação ou ostentação. Quando a técnica passou a ser utilizada como forma de produção de imagens autónomas através da tintura e impressão da matriz, no final do século XV, abriu um campo de possibilidade ao trabalho dos artistas.
É sobre esse processo evolutivo da gravura, desde o alvor da técnica até esta se transformar num campo artístico plenamente firmado que dá conta este extraordinário catálogo. Resulta de uma das mais recentes exposições realizadas (em parceria) sobre o tema, apresentada no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque (Out. 2019–Jan. 2020), e no Albertina Museum, de Viena (Fev.-Out. 2020) e compila ensaios teóricos contemporâneos a par de uma selecção aprimorada de trabalhos dos principais cultores da disciplina, desde os pioneiros Albrecht Dürer, Jan Gossart, Pieter Breughel o Velho, Parmigianino, aos menos conhecidos praticantes com Daniel Hopfer ou Lucas van Leyden, entre tantos outros.
Pela mão dos artistas, sucede-se a criativa imagética que ao longo de séculos dá conta das contradições e preocupações humanas, desde a interrogação do tempo, a ideia de finitude e morte, a vaidade, os pecados e castigos, as crenças e as guerras, mas também os encantamentos mais poéticos ou os registos atentos de observação da realidade que se queria cativar, para lá do efémero.

Produto não disponivel no momento, clique aqui para encomendar

Voltar