︎

Voyages en Egypte et en Nubie de Giambattista Belzoni





Voyages en Egypte et en Nubie de Giambattista Belzoni – Edição 3 volumes. Grégory Jarry, Nicole Augereau e Lucie Castel.
480 páginas (total), capas brochadas com badanas, em caixa de cartolina; preto-e-branco, em francês. 21,3 x 28,3 cm. FLBLB. Preço € 68,25

Giambattista Belzoni estudou engenharia hidráulica. As vicissitudes da sua vida, que o levaram ao exílio em Londres, tornaram-no em primeiro lugar num saltimbanco de rua e circo. Com os seus dois metros de altura e físico imponente, ter-se tornado num importante nome-chave de toda uma série de primeiras acções de arqueologia em relação à antiga civilização egípcia torna-o um modelo do grande aventureiro europeu (há quem diga ser uma das “raízes” de Indiana Jones). Esta trilogia de álbuns é uma adaptação do seu relato de 1819, dando conta destas viagens, pejadas de episódios rocambolescos, contratempos e entraves, tanto no terreno como na justiça, e, claro está, sempre com o ingrediente “orientalista” da literatura da época. Com um desenho a grafite fluido, que tem tanto de legibilidade clássica como de esboço contemporâneo, e com intervenções de colagens de gravuras da época para dar conta dos cenários monumentais, esta é uma leitura densa, empolgante e cheia de curiosidades sobre as pirâmides, túmulos, estátuas, múmias e tesouros da cultura antiga.
Oferta de uma impressão a cores.


Voltar